Com o auditório já lotado com mais de mil participantes, iniciou-se nessa manhã o IV Congresso Nacional de Educação Católica realizado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). Como tema principal a quarta edição traz como tema principal “Educação Católica e os Desafios do Século XXI: debater o presente para construir o futuro”. O Congresso que começou hoje (19) e vai até sexta-feira (21) tem como objetivo debater, informar, conhecer e estudar, assim como, propor diretrizes e direcionamento capazes de nortear os rumos da educação brasileira, decorrentes dos desafios impostos, dentre outros, tais como a nova Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio.

Logo pela manhã foi realizada Celebração Eucarística ministrada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e Grão-chanceler da PUC Minas, Dow Walmor Oliveira de Azevedo que na celebração afirmou que a arquidiocese de Belo Horizonte está inserida profundamente na educação. “A igreja precisa em sua tarefa evangelizadora ser um grande ancoradouro aos que estão envolvidos com a educação”, afirmou o arcebispo.

Ainda pela manhã os participantes puderam contemplar de uma apresentação cultural da orquestra São Miguel Arcanjo de Barbacena, após foi composta a mesa de abertura, que contou com o presidente da Comissão Episcopal de Educação e Cultura da CNBB, Dom João Justino de Medeiros; reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte , Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; diretor presidente da ANEC e reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti; presidente do Conselho Superior da ANEC e reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino; representante da Secretária de Estado de Educação, Mara Cristina Rodrigues Santos, e o Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel; e membro da diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), Irmã Cacilda.

Na ocasião, o presidente da ANEC, Paulo Fossati ressaltou o cuidado da organização do evento para trazer conferências que agregassem novas ideias sobre a metodologia de ensino. “Nosso congresso foi pensado com muito cuidado por todos nós. Queremos apresentar novas ideias sobre as metodologias, as formas de educar e por isso a NAEC se encarregou de trazer bons palestrantes nesses três dias”, disse ele, destacando a importância de compartilhar vivências durante o encontro, uma vez que as experiências fazem parte do legado deixado para as gerações futuras.

Padre Marcelo Aquino enalteceu o papel da ANEC na educação católica. “A educação é um longo processo de construção de liberdade e igualdade. Nossa fé nos afirma que Deus nos ama. E a educação passa a ser um longo percorrido caminho, de aprender a amar, a ser livre e a promover a igualdade entre todos os irmãos. A ANEC tem grande papel na construção da sociedade e quer ser a presença católica na sociedade brasileira”, afirmou.

O reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães evidenciou o papel da educação na transformação da sociedade. “Vivemos um momento adverso em diversos aspectos e temos o dever de torná-lo favorável, com as cabeças erguidas e os corações ritmados, de modo que possamos dar uma contribuição efetiva à sociedade, pensando desde as criancinhas que estão nas nossas escolas até os jovens que estão no mestrado ou doutorado. Não acredito que a educação resolva todos os problemas de nosso tempo, mas sei que as pessoas capacitadas para resolve-las passam por processos de educação arrojados”, disse, reforçando a importância do papel dos educadores.

Dom João Justino também destacou o papel da educação na construção e transformação da sociedade. “Está sendo aberto neste momento um espaço muito rico para o crescimento de todos nós, que escolhemos estar aqui. Somos aqui servidores dessa sociedade como educadores e não podemos fugir do diálogo acerca dos problemas contemporâneos que atingem a sociedade. Faz parte da nossa fé criar espaços de diálogo. É o tempo da escuta, dos diálogos, das trocas de experiências, para que tenhamos coragem para enfrentar novos desafios”, afirmou, reafirmando o apoio e a parceria da Conferência Nacional Dos Bispos do Brasil (CNBB) à ANEC.

Após a mesa de abertura iniciou-se com o ex-ministro da Educação e professor da PUC-SP, Renato Janine, a primeira palestra do evento com o tema “O Papel da Educação no processo Civilizatório”. Na oportunidade, Janine disse que iria focar o assunto na questão ética. Afirmou ainda que o primeiro ponto a ser observado é o respeito ao outro. Segundo ele o papel ético é fundamental para as instituições principalmente as religiosas. “As mudanças nas religiões fazem que a educação confessional, sobretudo a católica tenha o componente da ética, o qual consiste essencialmente em dois pontos: o primeiro para tolerância e o segundo para igualdade de oportunidade ”, disse o ex-ministro que ressaltou essa questão ao afirmar que uma educação somente será boa e de qualidade quando priorizarem esses pontos. Antes de finalizar Janine levantou a questão de a necessidade do aluno reconhecer e ser grato pela formação dele, seja ela pública ou particular, o reconhecimento também para com a sociedade.

O evento continua no período da tarde com sessões de trabalhos temáticos com apresentações de pôsteres, orais e salas empresariais. Além disso, os participantes terão orientações por parte do projeto Missão Canadá com capacitação dos professores, apresentação de habilidades novas no ambiente escolar e como tem sido a unificação da ANEC neste projeto.

Confira outras fotos e notícias em nossas redes sociais.

  • Congresso aconteceu na capital mineira (BH)

  • Evento começou no dia 19 e vai até até 21 de julho

  • Missa marca abertura do IV Congresso Nacional de Educação Católica

  • Celebração de abertura do IV Congresso da ANEC

  • Palestrante Gabriel Perissé (dir)

  • Grande público compareceu ao evento promovido pela ANEC

  • Palestra sobre Ética Sustentabilidade e Inovação realizada do segundo dia do evento

  • Fórum do IV Congresso da ANEC

  • Fórum de Comunicação e Marketing realizado durante o congresso da ANEC em 2017

  • Fóruns de educação marcaram o segundo dia do congresso

  • Último dia de atividades do Congresso da ANEC

About the author