• Conferência de Encerramento do III Congresso Nacional de Educação Católica

  • Palestra para Educadores do Ensino Básico

  • Palestra do terceiro dia do III Congresso da ANEC

  • III Congresso Nacional de Educação Católica em Curitiba/PR

  • Prof. Celso dos Santos Vasconcellos durante o III Congresso da ANEC no Paraná

  • Palestra do III Congresso da ANEC

  • Público presente no III Congresso da ANEC

  • A ANEC anunciou a parceria entre o Portal Futurum e a rede global Schollas Occurrentes

  • Abertura do III Congresso da ANEC em Curitiba/PR

  • Celebração Eucarística celebrada pelo Arcebispo de Curitiba Dom José Peruzzo

  • Abertura do III Congresso Nacional de Educação Católica

Atenta ao futuro da educação, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) encerra a terceira edição do Congresso Nacional de Educação Católica em Curitiba. O evento promoveu a discussão dos grandes desafios da educação católica no momento atual da sociedade brasileira, com a missão de reforçar a identidade confessional, a qualidade técnica e o estímulo à criatividade na formação das futuras gerações.

Gestores acadêmicos das Instituições de Ensino, Gestores administrativos, professores, pesquisadores e alunos, pós-graduação, graduação e educação básica partilharam nesses dias  a  importância da identidade confessional da Educação Católica na formação dos futuros cidadãos brasileiros; analisaram como a Identidade Confessional e a Competência técnica são elementos complementares da formação do discente; analisaram e propuseram  metodologias que estimulam o desenvolvimento da criatividade no processo educacional.

Toda essa dinâmica foi feita através de palestras, Grupos de trabalho, Oficinas, Fóruns, Sessão de Pôsteres e de Comunicação Científica.

Iniciando as atividades da manhã foi celebrada a missa, presidida pelo Padre José Marinoni, membro do Conselho da ANEC, que fez um convite à todos os participantes para tratar o educando com mesma acolhida e atenção de Nossa Senhora Educadora. A imagem continua em peregrinação pelo estado do Paraná.

Foi proferida a Conferência de Encerramento, pelo Prof. Dr. Ir. Juan Ojeda que apresentou os principais resultados e conclusões derivadas da pesquisa sobre o documento Instrumentun Laboris” – Instrumento de trabalho “Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova”, elaborado pela congregação, e com vistas a preparar o caminho para o encontro mundial em novembro, na cidade do Vaticano.

 Ainda pela manhã, em Assembleia Geral foi realizada a leitura pública da Carta de Curitiba com a síntese dos Princípios e Valores da ANEC. A Carta reforça a Identidade da associação como Igreja em Educação; o princípio da comunhão com a igreja, da parceria com as instituições que comungam dos mesmos objetivos; o princípio do trabalho em rede e destaca a importância de somar forças e estreitar vínculos.

A carta reafirma a identidade enquanto instituição católica – na retomada dos valores da família; da formação continuada dos educadores e a ideia de uma comunidade educativa que tem a responsabilidade social com o entorno.

O documento será divulgado em breve para todas as associadas, patrocinadores e entidades afins.

O Congresso

Para o presidente da ANEC, Prof.Dr. Paulo Fossatti o congresso teve sua missão cumprida, que foi mostrar ao Brasil e ao mundo, a força de seus valores e articulação enquanto igreja e instituição educativa.

Fossatti destaca 3 pontos que considera relevantes na conclusão do congresso:

  • Força e Articulação – Considerando o momento de crise que vivemos no Brasil, conseguir reunir 1.300 educadores é uma evidência de que a ANEC está articulada, fortalecida;
  • Intensificar Parcerias –  A identidade reconhecida dentro das comunidades, na sociedade civil e junto ao governo. Descobrindo e reforçando os valores e o resultado do trabalho conjunto. Exemplo disso, foi a apresentação do comitê das Olimpíadas do Rio, com o Projeto Transforma Educação. Prova concreta de que a comissão organizadora reconhece que são mais de 2 milhões de jovens em que são exercitados os valores do Evangelho e que a ANEC é uma grande parceira na divulgação desses valores – solidariedade, justiça e inclusão social;
  • Fortalecimento das comunidades – O congresso proporcionou a partilha, o sentir e o rezar juntos.

Fossatti ressalta ainda, que foi celebrado um grande projeto educativo, calcado na humanização, evangelização e comunhão de uma identidade comum. “Temos um mesmo sobrenome: Educadores Católicos, e partilhamos a mesma causa. ”

Tereza Brasil, jornalista da ANEC

About the author