Notícias

CNBB NE acolhe Seminário inédito promovido pela ANEC

29/08/2019
Por  Verlindo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (CNBB NE 2) acolhe, nesta sexta (30) e sábado (31), o primeiro Seminário de Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). O evento, que será realizado no Colégio São Luís, no Recife, vai discutir como a cultura da Região pode auxiliar no processo educacional e de evangelização nas instituições católicas de ensino.

A temática do encontro será aprofundada em mesas-redondas com especialistas, grupos de trabalhos que apresentarão cases de instituições nordestinas, além de rodas de diálogo. Entre os convidados estão o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e referencial da Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE 2, dom Limacêdo Antonio da Silva, e os professores Daniel Duarte Pereira e Sérgio Duets.

A programação prevê também uma visita dos participantes ao Museu do Estado de Pernambuco e momentos de espiritualidade.

“Percebemos o quanto a cultura da Região influencia todas as esferas da vida dos nordestinos, inclusive na vivência da fé. Baseados em documentos da Igreja, vamos refletir sobre essa realidade e buscar saídas para os desafios da educação católica das instituições associadas à Anec”, afirmou a representante do Conselho Superior e coordenadora do Serviço de Animação Pastoral da Anec, irmã Cláudia Chesini.

De acordo com a organização do seminário, cerca de 50 pessoas entre agentes de pastoral, gestores e assessores das associadas à Anec e coordenadores da Pastoral de Educação dos cinco Regionais da CNBB no Nordeste estarão no evento. Representantes das coordenações das secretarias estaduais e municipais de educação na Região também devem participar.

“Será um momento de comunhão e troca de experiências entre as representações dos nove Estados do Nordeste. Tendo a cultura como ponto em comum, nosso objetivo é fortalecer o trabalho em conjunto para superar os desafios e assim enriquecer a pastoral dos nossos colégios”, disse o conselheiro da Anec-Bahia e um dos responsáveis pelo encontro, Evanilson Caetano Lima.

Fonte: CNBB


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”