Notícias

ANEC presente no I Seminário sobre a Internacionalização do Ensino Superior

24/06/2019
Por  Verlindo


Durante os dias 20 a 22 de junho a Universidade La Salle do Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do RS e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo se fizeram presentes no Primeiro Seminário sobre Internacionalização do Ensino Superior promovido pelaOrganização das Universidades Católicas da Al e Caribe – ODUCAL para região. O seminário teve como objetivo aproximar os Escritórios Internacionais das Universidades pertencentes a ODUCAL e discutir o papel da identidade católica no âmbito da internacionalização da educação superior dessas instituições.

Diversas conferências abordaram os diferentes estágios do processo de internacionalização assim como cases de sucesso. Ao longo do evento se lançou o Programa AMERICARUM MOBITAS da ODUCAL que é uma plataforma de gerenciamento para mobilidade acadêmica de estudantes e professores das universidades pertencentes a essa rede e que irá facilitar o encaminhamento da mobilidade internacional. Todas as universidades dessa Organização que aderirem ao Projeto, passam a contar com mais possibilidades de parceiros internacionais para enviar e receber alunos e professores para a América Latina e Caribe, onde se encontram universidades católicas de excelência, muitas ainda desconhecidas por parte dos brasileiros.

A Universidade La Salle do Brasil apresentou o lançamento do Projeto da ODUCAL PROGRESSIO AMERICAE, plataforma de gerenciamento que criará uma rede de programas de Pós-graduação no âmbito de mestrados e doutorados que serão oferecidos pelas universidades que aderirem a esse projeto direcionados a seus funcionários acadêmicos e de serviços de apoio ou administrativos. A Universidade La Salle por 4 (quatro) anos irá coordenar o projeto no âmbito latino americano por meio de sua Assessoria Internacional. A proposta já vinha sendo discutida ao longo de alguns anos pelos Reitores pertencentes a Junta Diretiva da Organização.

Sob apoio da Vice-presidência para o Brasil da ODUCAL, exercida pelo Reitor Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, atual Presidente da ANEC a Junta Diretiva chegou a conclusão que era o momento para se lançar esse projeto que irá contribuir para atenuar o déficit de capital humano avançado na região, apontando também para sua inserção no quadro da criação de um espaço latino americano do conhecimento e de inspiração cristã. Os dois projetos lançados serão sem dúvida um dos mais ousados no âmbito da operacionalização e incentivo a mobilidade acadêmica internacional no que abrange as universidades católicas das Américas.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”