Notícias

Notícias Salesiano Dom Bosco

09/05/2019
Por  Verlindo

Entregas das capelinhas de Nossa Senhora

Neste mês dedicado às mães, a Família Salesiana se alegra ainda mais ao fazer memória da mãe de Jesus que, sob o título de Nossa Senhora Auxiliadora, nos protege e caminha entre nós assim como afirmava Dom Bosco. Na última terça-feira (30/04), os líderes de turma do Salesiano Dom Bosco (Paralela) receberam as capelinhas de Nossa Senhora. Trata-se de um símbolo desta presença materna que permanecerá em cada sala de aula como também nos diversos setores do colégio. Assim como Maria, que possamos sempre dizer sim ao projeto de Deus, confiando na sua poderosa intercessão de Mãe e Auxiliadora.

Salesiano na Mídia


Na segunda-feira, 06/05, o Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) recebeu a equipe de reportagem da Rede Record Bahia. Na ocasião, foi gravada uma matéria sobre a abertura da inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os estudantes 3ª série do Ensino Médio e professores deram dicas de como entrar e vivenciar esse momento da melhor forma.

Salesiano recebe Corpo de Bombeiros para curso de Primeiro Socorro


Um grupo de educadores e funcionários do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) receberam um Treinamento de Primeiros Socorros, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A atividade segue as diretrizes da nova lei de nº 13.722, de 04.10.2018, a qual obrigada todos os funcionários das escolas públicas e particulares a capacitar seus profissionais aos primeiros atendimentos em casos emergenciais. O curso aconteceu na terça-feira, 30/04, das 14h às 18h, e foi apenas a primeira turma.

É uma atividade preventiva, com intuito de orientar e capacitar a equipe de colaboradores da instituição, a fim de garantir a segurança e bem-estar dos alunos, funcionários e visitantes. Temas como: Engasgo, RCP, convulsão, hipotensão, trauma, imobilização, queimadura, foram abordados.

Alunos Salesianos aprendem sobre cultura indígena com Kariri-xocó

Os estudantes do colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) receberam a visita de um grupo de índios Kariri-xocó de Alagoas para uma aula prática de reconhecimento das matrizes culturais indígenas.

Em uma abordagerm histórica-cultural do Brasil, os índios conversaram com os estudantes em todas salas da Educação Infantil ao Ensino Médio. Além disso, houve momentos de vivência com os alunos dos ensinos Fundamental II e Médio. Seguindo a Lei 11.645, de março de 2008, que estabeleceu a obrigatoriedade do estudo de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino público e particular, os estudantes também realizaram estudos sobre a cultura indígena utilizando como base o livro da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSE).

Esse momento faz referência ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. O tema foi trabalhado de acordo com cada disciplina, por exemplo, nossos pequenos estudantes aprenderam sobre a cultura, as brincadeiras das crianças indígenas, culinária, vestimentas, costumes, dentre outros. Eles também partilharam em sala de aula um lanche com alimentos típicos dos índios e se divertiram aprendendo as músicas.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”