Notícias

Memorial da Devoção recebe exposição de esculturas sobre a vida de Jesus de Nazaré

16/04/2019
Por  Verlindo

Mostra utiliza diferentes tipos de argila para representar momentos da história de Cristo, da Anunciação a Ascenção.

 

O Memorial da Devoção de Nossa Senhora Aparecida inaugura neste mês de abril a exposição gratuita “A Trajetória de Jesus de Nazaré sob o olhar de Wandecok Cavalcanti”. A mostra é composta por 38 peças feitas em argila, que apresentam importantes passagens bíblicas referentes a vida de Cristo, desde a Anunciação do Anjo a Maria até a Ascensão aos Céus.

Com um talento excepcional para transmitir expressões por meio do barro, o santeiro Wandecok Cavalcanti retrata, de forma cronológica e com riqueza de detalhes, 17 cenas da trajetória de Jesus de Nazaré, representando os acontecimentos e personagens que fazem parte da história do símbolo maior da fé católica.

As peças foram confeccionadas com terracota e cinco tonalidades de argila (marfim, preta, creme, shiro e tabaco). Utilizando diferentes pontos de queima da matéria prima, o artista consegue reproduzir de forma natural vários tons de cores, diferenciando cabelos, peles e vestimentas, sem o uso de nenhum tipo de pigmento ou pintura.

“O barro, por hora, torna-se nobre aplicado ao requinte de detalhes fundamentais para o artista Wandecok Cavalcanti, que neste momento muito maduro, o fez extravasar e aflorar sua devoção nesse conjunto de obras desenvolvido especialmente para narrar a Trajetória de Jesus de Nazaré”, define o curador da mostra Jorge Brandão.


Wandecok Cavalcanti

Natural de Caruaru, no Pernambuco, Wandecok Cavalcanti é autodidata e com facilidade de absorver fotograficamente as figuras por ele estudadas nas igrejas e museus dos estados de Pernambuco e Bahia.

Começou a trabalhar com argila em 1978 na cidade de Tracunhaém-PE, onde desenvolveu uma forma simples de produzir suas esculturas sacras Barrocas. Muitos museus, tanto do Brasil como do exterior tem suas obras nos acervos.

Desde 1981, participa de diversas exposições nacionais e latino-americanas em galerias particulares e espaços públicos entre eles: a Galeria da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife-PE; a Galeria Fly time, em Campo Grande-MS; no Salão Negro da galeria do Senado Federal, em Brasília-DF.

Wandecok possui reconhecimento nacional dentro da área escultórica artística Barroca, em cerâmica e em bronze, pinturas com temas primitivos do cotidiano popular. Além de produzir obras que estão em galerias e coleções particulares.

Dedica-se a ministrar cursos, palestras e workshops em todo o País. Atualmente dá workshops e cursos de escultura no Museu de Arte Sacra de São Paulo. E é o atual professor de escultura na Fundação Mokito Okada.

 

Exposição: “A Trajetória de Jesus de Nazaré”

Artista: Wandecok Cavalcanti

Curadoria: Jorge Brandão

Local: Cinemuseu – Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida. Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida – Aparecida-SP

Fonte: INTEGRAPRESS


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”