A formação pedagógica e cognitiva dos alunos ainda é um desafio pós-implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades para que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Priscila Boy, escritora, consultora educacional e Mestre em Ciência da Educação, traz ao público do XI Fórum Nacional de Mantenedoras da ANEC, as novas diretrizes da educação humanizada. O encontro é realizado durante todo o dia de hoje, 20/09 e reúne Presidentes das Mantenedoras associadas à ANEC, Gestores das Escolas Católicas, Educadores e diversos interessados no assunto.
Segundo Ir. Paulo Fossatti, diretor presidente da ANEC, este é um momento histórico para a educação brasileira e os educadores católicos precisam ficar atentos às mudanças e novidades deste cenário. ”Com a BNCC e outras reformas, precisamos preparar nossos gestores e professores para o futuro da educação no Brasil. O encontro de hoje traz as novidades sobre inovação, tecnologia e os conceitos da educação humanista”, reforça o presidente.
Interface entre a Inovação, Tecnologia e a Pedagogia
Para Priscila Boy, citada na abertura deste texto, a BNCC trouxe aos educadores as novas necessidades de educar de forma próxima, trazendo a família cada vez mais para dentro da escola. ”O desafio da educação católica no cenário atual é desenvolver o método que alie desempenho com a humanização, fundamentada sempre nos conceitos de família, amor, respeito, fraternidade e equiparação de direitos”, pondera.
“Humanizar a educação não só no ambiente escolar”, reforça Priscila. Segundo ela, a base do desenvolvimento educacional das crianças começa no primeiro convívio social. “A formação do aluno é também dividida com a educação familiar. Precisamos deixar o ambiente escolar cada vez menos burocrático e oferecer soluções, com base no diálogo”.
A palestrante ainda aborda as constantes mudanças no desenvolvimento de competências. O aprendizado, após a implementação da BNCC, assumiu uma nova face. Conceitos – antes ignorados, hoje devem fazer parte do currículo base das instituições. Como é o caso do desenvolvimento das aptidões cognitivas, comunicativas e sócio emocionais.
“A partir do entendimento que os alunos são seres humanos integrais e que a escola participa na construção de um cidadão, desenvolvemos uma nova abordagem educativa. O desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo estimula a investigação e o repertório cultural dos alunos e deve ser associado com as novas competências de comunicação e linguagem. Isso complementa as outras competências como a empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania”, finaliza a escritora.
O encontro continua durante o período da tarde e irá trazer aos presentes palestras sobre Indicadores financeiros – desempenho das instituições de ensino e assuntos pertinentes à gestão humanizada.
Amanhã o evento continua, mas com foco na X Assembleia Geral Ordinária da ANEC.