Desenvolvido pela Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, o projeto Territoriar retorna aos territórios para uma nova etapa. A partir do dia 11 de outubro será lançado em 15 escolas públicas do Documentário “Territoriar: Ambientes Educativos Inspiram Novas Aprendizagens”, e os livros “Relatório de Percurso Formativo” e “Registro Fotográfico”, que apresentam os resultados do projeto, além de propostas de sustentabilidade.
A primeira instituição a receber o projeto foi a Escola Municipal Ângela Antônia Misga de Oliveira, em Almirante Tamandaré – PR, que contou com a formação do educador Nélio Sprea. Em seguida o Centro Educacional Vila formosa, em São José – SC, contou com a formação do arte-educador Leandro Medina, ambos em outubro.
Em São Paulo, as Diretorias Regionais de Educação (DRE) de Itaquera e de São Miguel, a Escola Dama Entre Rios Verdes, Escola Municipal João Augusto Breves, e Escola Municipal 8 de Maio acontece, durante o mês de novembro, exibiram o documentário para educandos, educadores e comunidade escolar.
Todo o material tem o objetivo de contribuir com o processo formativo de educadores e para sensibilizar os comitês multidisciplinares que participaram da primeira fase do projeto, e discute o modelo de escola atual, com destaque para o modelo arquitetônico, as relações com o território e a participação da comunidade na organização escolar.
“Nossa proposta é contribuir com a formação e reflexão sobre as práticas educacionais que entendem a relevância de se considerar e valorizar os ambientes educativos, os territórios, a comunidade, a participação infantil e a arquitetura como imprescindíveis na aprendizagem”, afirma Bárbara Pimpão, coordenadora do projeto.
Projeto Territoriar
Realizado entre os anos de 2015 e 2016 nos estados do Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o projeto promoveu a qualidade da educação e a permanência escolar de meninos e meninas, por meio da participação da comunidade educativa na ressignificação de ambientes pedagógicos do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental de escolas públicas do país. Durante todo esse percurso foram realizadas 150 formações e envolvidas 1378 pessoas, entre crianças e adultos. Além disso, 180 voluntários somaram-se a estes agentes para ressignificar 80 ambientes pedagógicos das escolas participantes.
Neste retorno, também espera-se compreender de que forma a mudança de olhar das escolas para o território, os ambientes educativos e a participação infantil passou a ser considerado nos projetos políticos pedagógicos, assim como identificar as potencialidades e desafios desse processo. A partir dos relatos e observações, a equipe do Territoriar realizará formações que melhor respondam às diversas realidades de cada território, a fim de fortaleceras as comunidades educativas.
Site do projeto: http://territoriar.org.br
Sobre a Rede Marista de Solidariedade
A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 24 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br