A Mostra Pedagógica Cultural 2016 do Colégio Sagrado Coração de Maria do Rio de Janeiro (CSCM-RJ) aconteceu no dia 19, nos diversos ambientes da escola. Aberto ao público geral, trata-se de um dos eventos mais importantes do colégio, no qual foram expostos os trabalhos realizados, ao longo do ano letivo, por estudantes de todos os segmentos educacionais.
Os trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I foram desenvolvidos a partir de temáticas exploradas pela Agenda 2030. Trata-se de um documento da ONU composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que têm como foco alcançar três metas até aquele ano: erradicar a pobreza extrema; combater a desigualdade e a injustiça; e conter as mudanças climáticas.
Na Educação Infantil, “Educação de qualidade e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, “Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”, “O que nós propomos?”, “O uso sustentável dos ecossistemas terrestres” e “Padrões de produção e de consumo sustentáveis” foram alguns dos temas dos projetos criados pelas crianças.
Alunos do Maternal 2 apresentaram trabalhos desenvolvidos a partir da temática “O que propomos para um mundo melhor?”. Eles estudaram como as profissões podem contribuir para essa finalidade. Assim, criaram, com caixas de papelão, bonecos com as identidades profissionais que desejam ter quando adultos. A aluna Jennifer Ehrig disse que escolherá a área da saúde para ajudar os necessitados. “Quero ser médica para cuidar das pessoas que precisam”. Já o aluno Gustavo Monclaro acredita que um mundo mais feliz é um mundo melhor. “Quero ser motorista para dar água e balinha para as pessoas ficarem felizes.”
Os alunos do Ensino Fundamental I contextualizaram suas obras de forma interdisciplinar. Alguns estudantes do 2º ano trabalharam o Objetivo 2 da agenda de desenvolvimento sustentável, “Erradicação da Fome”, através do assunto “Aproveitamento integral dos alimentos”, durante as aulas de Artes, Inglês, Produção Textual e Ensino Religioso. Já o Objetivo 12, “Consumo Responsável”, foi explorado por alunos de diferentes séries. Outros alunos do 2º ano desenvolveram o tema “Reutilização do lixo”, os do 4º tiveram “Circuito elétrico” como proposta, e os do 5º ano trabalharam o assunto “Selos das embalagens” e produziram um jornal com notícias a respeito do consumo sustentável.
Os estudantes do 4º ano criaram também jogos formativos, de tabuleiro, dados e cartas, alinhados com os objetivos da Agenda 2030. Em cada etapa, constam informações sobre paz, igualdade e direitos das mulheres, além de temáticas como “A união faz a força”. De acordo com as regras, para mudar de nível, o jogador precisa formular questões a respeito dos assuntos propostos. De forma dinâmica e interativa, eles mostraram que aprenderam ainda mais. “Com a resposta das minhas amigas, eu pude compreender melhor essas questões feministas. Eu aprendi que há muitos lugares no mundo em que a mulher não tem direitos. Entendi que nem sempre as mulheres fazem denúncias quando são agredidas. Elas têm seus direitos e precisam ser respeitados”, disse a Manoela Morgado.
Os jovens do Ensino Fundamental II e Médio apresentaram trabalhos de cunho acadêmico e cultural. O público pode apreciar apresentações de fotonovela e radionovela, trabalhos que integram o Projeto Literário do 9º ano e da 2ª série, a exposição sobre “Drogas Lícitas e Ilícitas”, criada pelos estudantes da 1ª série, o lançamento da Revista de Humanas, produzida por alunos do 9º ano à 2ª série, e a exposição “Azulejos Portugueses”, também da 1ª série.
Os alunos do 8º ano estão trabalhando a criatividade por meio das formas geométricas aplicadas em mandalas coloridas. Na Mostra, as criações ficaram suspensas no teto da sala da área de Matemática. A professora da turma, Sandra, explicou que a atividade aconteceu em eventos anteriores, mas com aplicação técnica diferenciada. “Antes, fizemos a decoração do ambiente com mandalas, mas somente com a inserção de círculos e circunferências. Neste ano, incluímos outras formas geométricas. Desse modo, os alunos estudam o conteúdo acadêmico aplicado durante as aulas de forma interativa e criativa, o que os incentiva a aprender ainda mais”, revelou a professora. Neste mesmo espaço, por meio do jogo “Ilusão de Ótica ou Realidade”, adultos e crianças puderam aprender e produzir diferentes registros fotográficos, de maneira irreverente e divertida.
A Mostra Pedagógica Cultural 2016 do CSCM-RJ contou, ainda, com apresentações musicais e teatrais. Foi um evento permeado de conhecimento em diferentes formas, com muita cultura e interação. Ideal para os que buscam aprender constantemente.