No dia 28 de abril do ano 2000, 180 países participantes da Cúpula Mundial de Educação, em Dakar, no Senegal, assinaram um documento em que se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015. Os participantes se comprometeram a alcançar, até 2015, metas que estabelecem um Marco de Ação destinado a permitir que todos os indivíduos realizem seu direito a aprender e cumpram sua responsabilidade para contribuir para o desenvolvimento de sua sociedade.
Há um mês do próximo Fórum Mundial de Educação, que será realizado em Incheon, na Coreia do Sul, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) divulgou o Relatório de Monitorização Global de Educação para Todos 2015, documento que apresenta os resultados obtidos após o estabelecimento do Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo os nossos Compromissos Coletivos, o compromisso assumido por 164 nações durante o Fórum Mundial de Dakar, no Senegal, que aconteceu em 2000.
Na época, foram estabelecidas 6 metas principais para garantir mais acesso à educação e um ensino de qualidade para cidadãos de todo o mundo. São elas:
1 – Expandir a educação e os cuidados na primeira infância, especialmente para crianças mais vulneráveis
2 – Alcançar a educação primária universal, particularmente para meninas, minorias étnicas e crianças marginalizadas
3 – Garantir o acesso igualitário de jovens e adultos à aprendizagem e a habilidades para a vida
4 – Alcançar uma redução de 50% nos níveis de analfabetismo de adultos até 2015
5 – Alcançar a igualdade e a paridade de género
6 – Melhorar a qualidade de educação e garantir resultados mensuráveis de aprendizagem para todos
De acordo com o relatório, houve esforço por parte das nações para realizar as ambiciosas intenções propostas. Um exemplo disso é o facto de que, em 38 países, os investimentos em educação receberam um aumento de 1% ou mais do PIB durante o período. Ainda assim, faltam verbas para o segmento, totalizando 22 bilhões de dólares anuais necessários para que as metas de 2030 sejam atendidas.
Outro grande resultado proveniente do Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo os nossos Compromissos Coletivos é o facto de que 34 milhões de crianças que tiveram acesso à educação nestes 15 anos não teriam conseguido frequentar as escolas caso as práticas dos anos 1990 continuassem a ser adotadas.
Por outro lado, os desafios ainda são imensos para que todas as nações atinjam as metas estipuladas. No caso da educação infantil por exemplo, apenas 47% dos Estados cumpriram o compromisso de expandir a educação primária, enquanto que 80% dos restantes quase conseguiram. Isto representou uma adição de dois terços de matrículas nesta faixa de idade em comparação com 1999.
Já na educação primária, um dos principais focos do programa, a universalização do ensino foi obtida por 42% dos países, e a paridade de género para os alunos desta categoria foi uma conquista de 69% deles. A quantidade de alunos por professor no ensino primário também sofreu uma redução em 121 países, no entanto a qualificação dos educadores ainda é preocupante. Em regiões como a África Subsaariana, menos de 50% dos mestres tem a formação adequada.
Outra meta importante, a redução do analfabetismo em 50%, não foi cumprida. A taxa de adultos analfabetos passou de 18%, em 1999, para 14%, em 2015. As mulheres ainda são a maioria desse número, representando dois terços do total.
Com base em todos estes dados, em 2015 serão firmados novos compromissos globais para apoiar a educação no Fórum Mundial de Educação de Incheon, na Coreia do Sul, que reunirá em maio líderes globais para voltar a discutir as prioridades do ensino no mundo.
Com informações da UNIVERSIA