EVENTO

Órgão Superior e soberano de gestão da ANEC, a Assembleia Geral Ordinária é o espaço mais importante para apontar as diretrizes estruturais de ações futuras e apresentar as atividades desenvolvidas pela ANEC. O Fórum de Mantenedoras é realizado anualmente e tem como intuito proporcionar reflexão quanto ao cenário atual das Organizações Educacionais Católicas no país, além de apresentar as ações e projetos da ANEC às suas associadas.

 

Tema: Como ser o Líder que o Século XXI Exige?

 

OBJETIVO

Congregar todas as associadas em um espaço de reflexão e formação continuada com foco na gestão das mantenedoras.

 

Objetivos específicos:

– Ampliar o apoio à gestão das associadas, trazendo temas para reflexão que possam agregar novas perspectivas na gestão das instituições católicas;

– Fortalecer a gestão das mantenedoras associadas à ANEC;

– Fomentar ações concretas que consolidem a temática discutida no âmbito das mantenedoras associadas;

– Socializar práticas inovadoras no campo da gestão;

– Contribuir com a sustentabilidade da ANEC, na realização do evento;

– Debater temas pertinentes e de interesse das mantenedoras associadas;

– Zelar pela excelência da gestão das mantenedoras e de suas mantidas.

 

Público-Alvo

Presidentes de Mantenedoras, Reitores, Diretores de Escolas Católicas, Provinciais, Inspetores, Ecônomos, Assessores, Representantes das Redes e Grupos da Educação Católica do Brasil e convidados.

Datas

XII Fórum Nacional de Mantenedoras – 30 de Setembro de 2019

XI Assembleia Geral Ordinária da ANEC – 01 de Outubro de 2019

Local

Royal Tulip Hotel – Brasília-DF

XII FÓRUM NACIONAL DE MANTENEDORAS
(30 de setembro de 2019)

7h30 > Credenciamento


8h > Oração


8h30 > Acolhida (Pe. Roberto, Ir Paulo e Irª. Irani)


9h >
 Palestra: Planejamento Estratégico e Estruturação Organizacional: os dois pilares para ter uma instituição de ensino sustentável.
Eduardo Gomes de Matos – Fundador e atualmente Presidente do Conselho da Gomes de Matos Consultores Associados, maior empresa de consultoria do Norte/Nordeste, em 2017 ganhou o prêmio Delmiro Gouveia e eleita a melhor empresa de consultoria pelo PPE. Responsável pela implantação de inúmeros projetos de estratégia e competitividade em várias empresas pelo país, foi executivo no SINDILOJAS e CDL entre os anos de 1991 a 1995. É mentor da Endeavor e autor dos livros: Gênio sem lâmpada – Dicas geniais para o sucesso no mundo empresarial; Novos padrões de gestão empresarial – Os desafios da competitividade; Treinamentos comportamentais.

Arthur Lídio – Consultor-sócio da Gomes de Matos Consultores Associados (maior empresa de consultoria do Norte/Nordeste), atua ainda como Diretor de Operações (responsável por mais de 60 projetos executados atualmente pela empresa, liderando mais de 40 consultores). Formado em Administração de Empresas pela UECE, especialização em Consultoria Empresarial e cursa o MBA na USP de gerenciamento de projetos. Com 13 anos de experiência em consultoria e certificado pelo MCI (Management Consulting Institute), já ajudou mais de 100 empresas em todo o Brasil a elevarem seu patamar de resultados. Sua principal atuação é em Estruturação Organizacional, Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas e Remuneração.


10h20 > 
Intervalo


10h50 > Palestra: Gestão de Riscos
Kellen Emídio da Silva Advogada e auditora, mestranda em Direito pela Universidade Católica de Brasília – UCB e especialista em relações governamentais e análise política pela Universidade de Brasília – UnB, é membro do Núcleo de Estudos Avançados e Pesquisas Avançadas no Terceiro Setor – NEPATS e colaboradora da Mantenedora da União Brasileira de Educação Católica – UBEC. Tem artigos publicados na área de políticas públicas para as organizações religiosas e na área de controles internos e dissertação na área de gerenciamento de riscos para o Terceiro Setor.

Palestra: Compliance e Segurança Jurídica na Educação
Dr. Napoleão Alves Coelho Advogado e Contador. Membro do GT de Assessores e de Direito Tributário da ANEC. Sócio-Diretor de Almeida & Coelho Advogados Associados e Lussen Consultoria Ltda.


12h35 > 
Intervalo para o almoço


14h > 
Palestra: Inteligência de mercado
Susana Figoli – Sócia fundadora e diretora da Geofusion. Professora de expansão e localização do varejo desde 2010, em MBAs e cursos de pós graduação de instituições como FGV EAESP, FIA e USP. Mestre em Planejamento Urbano-Regional (FAUUSP). Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP).


14h50 > Palestra: Como elaborar um plano eficiente de marketing digital
Alcino Ricoy Junior – Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Possui especialização em Gestão Estratégica de Negócios, pela FACAMP (2007) e Mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2019). Atualmente é Coordenador de Marketing na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coordenador do Grupo de Trabalho de Comunicação e Marketing da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Marketing e Web. Ampla experiência na gestão de pessoas.


15h50 
Intervalo


16h20 > 
Palestra: Como ser o Líder que o Século XXI Exige? “O monge e o executivo”

Conteúdo da Palestra

  • Liderar a si mesmo;
  • Descobrindo e explorando a liderança pessoal e dos outros;
  • Líder se faz ou nasce feito?
  • Como suas decisões influenciam o meio onde você vive;
  • Quais os sentimentos e padrões de comportamento que interferem nas tomadas de decisão;
  • O líder que transforma a vida das pessoas;
  • O líder como exemplo a ser seguido;
  • Características de um líder servidor;
  • Uso do poder e da autoridade;
  • A autoridade como princípio de influência;
  • O Líder de alto desempenho;
  • O que é Caráter?
  • Caráter como essência do verdadeiro líder;
  • Amor? O que é que amor tem a ver com isto?
  • Quebrando paradigmas.

Prof. Vagner Molina – Há mais de 20 anos treina líderes executivos para a produção de um crescimento acelerado e de mudanças organizacionais; Master Coach Certificado pela ICI (Internacional Association of Coaching – Institute); É o idealizador do Programa de Educação Continuada através da Peça Teatral + MDLS em plataforma EAD/ONLINE para Universidades, Empresas e Universidades Corporativas. É escritor e professor Universitário.

XI ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ANEC
(01 de outubro de 2019)

 

7h30 > Celebração Eucarística


8h30 >
 Sessão Solene de Abertura e Instalação da XI Assembleia Geral Ordinária da ANEC


9h >
  Sessão Deliberativa da XI Assembleia Geral Ordinária da ANEC

  • Estatuto da ANEC: propostas de mudanças
  • Prestação de contas de 2018
  • Parecer da CAEF e Auditoria Externa
  • Projeto “Redes em Rede”
  • Relatório de Atividades 2018-2019
  • Temas Estratégicos da ANEC
  • Revistas: EDUCANEC, Educação, Pastoral e Coletâneas


10h30 >
 Lanche

11h30 > Entrega das “Linhas de Ação de Pastoral”

12h > Almoço


13h45 > Mesa Redonda: Desafios e perspectivas da Educação no Brasil
• Pe. Antônio Tabosa – FONIF
• Dep. Antonio Brito – Frente Parlamentar da Filantropia
• Prof. Alexandre Lopes – Presidente do INEP
• Prof. Ataíde Alves – Secretário da SERES
• Prof. Carlos Lenuzza – CAPES

16h30 > Celebração do Envio e Encerramento

Alcino Ricoy Junior
Mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Coordenador de Marketing na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, do Grupo de Trabalho de Comunicação e Marketing da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica).

Arthur Lídio
Consultor-sócio e diretor de pperações da Gomes de Matos Consultores Associados.
Especialista em Estruturação Organizacional, Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas e Remuneração.

Eduardo Gomes de Matos
Fundador e atual Presidente do Conselho da Gomes de Matos Consultores Associados.
Mentor da Endeavor e autor de diversos livros.

Dr. Napoleão Alves Coelho
Advogado, Contador e Diretor da Lussen Consultoria & Alcoe Advogados e Associados e Membro do GT de Assessores da ANEC

Kellen Emídio da Silva
Advogada; Mestranda em direito pela UCB, Especialista em análise política e relações institucionais pela UnB; Auditora interna da UBEC.

Susana Figoli
Mestre pela FAUUSP, possui especialização na área de estudo de Marketing, FAUUSP Bachelor’s Degree na área de estudo Arquitetura e Planejamento Urbano. Professora e atualmente Diretora de Inteligência de Mercado da empresa Geofusion.

Prof. Vagner Molina
Coaching, idealizador do Programa de Educação Continuada através da Peça Teatral + MDLS em plataforma EAD/ ONLINE para Universidades, Empresas e Universidades Corporativas. É escritor e professor Universitário.

R$ 400,00 – Associadas ANEC

R$ 800,00 – Não-associadas ANEC

O pagamento deverá ser feito por meio de boleto bancário emitido automaticamente no
ato da inscrição. Não haverá devolução do investimento realizado. Almoço incluso.

Clique no botão abaixo e faça a sua inscrição até 16 de setembro.

Agência oficial:

JF Eventos e Viagens

Telefone: (61) 9 9824-2231 | e-mail: vendas@jfeventoseviagens.com.br

(contato Flávia Trindade)

Royal Tulip Hotel – Brasília-DF

Os participantes que desejarem se hospedar no local do evento, podem adquirir a reserva com a Agência Oficial
garantindo tarifas diferenciadas (importante identificar que irá participar do evento da ANEC).
Mais informações: JF Eventos e Viagens | Telefone (61) 9 9824-2231
E-mail: vendas@jfeventoseviagens.com.br (contato Flávia Trindade)

Conselho Superior:

Ir. Irani Rupolo
(Presidente)

Pe. Mario Sundermann
(Vice-Presidente)

Ir. Claudia Chesini
(Secretária)

Conselheiros:

Frei Gilberto Gonçalves Garcia
Ir. Iranilson Correia de Lima
Ir. Ivanise Soares da Silva
Pe. João Batista Gomes de Lima
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Pe. Josafá Carlos de Siqueira
Pe. Maurício da Silva Ferreira
Ir. Márcia Edvirges Pereira dos Santos

Diretoria Nacional:
Ir. Paulo Fossatti
(Diretor presidente)

Ir. Adair Aparecida Sberga
(Diretora 1ª Vice Presidente)

Ir. Natalino Guilherme de Sousa
(2º Vice-Presidente)

Ir. Marli Araújo da Silva
(Diretora 1ª Secretária)

Prof. Francisco Angel Morales Cano
(Diretor 2º Secretário)

Pe. Roberto Duarte Rosalino
(Diretor 1º Tesoureiro)

Frei Claudino Gilz
(Diretor 2º Tesoureiro)

Secretaria Executiva:

James Pinheiro dos Santos

Câmara de Mantenedoras:

Pe. Roberto Duarte Rosalino
Ir. Ivanise Soares da Silva
Ir. Natalino Guilherme de Souza
Guinartt Diniz Rodrigues Antunes